quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Outubro - Mês Missionário. Qual a missão do Católico?


O mês de Outubro dentro da temática da Igreja é considerado como o Mês Missionário. Mas o que estamos fazendo como missionários e qual a nossa missão?

No livro de Marcos (Mc, 16,15), Cristo disse aos seus apóstolos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Sabemos que Cristo ao falar isto, não estava dizendo apenas aos seus apóstolos, mas a todos que tivessem o desejo de falar de sua palavra e de suas maravilhas.Foi uma ordem que cabe a cada um de nós cristãos exercê-la com determinação.

Jesus Cristo não lhe pediu diploma de curso superior, pertencer a família importante ou muito menos ser rico, ele simplesmente lhe respeita e espera que você se disponha ao compromisso e a riqueza de levar adiante sua Palavra.

O verdadeiro cristão não pode ficar apenas dentro da Igreja ou no conforto de sua casa, ele deve ultrapassar os limites das praças, asfaltos e ir ao encontro daqueles que não conhecem a palavra de Deus. Caminhar pelas estradas de barros ou pedras também faz parte do processo missionário de evangelizar.

Para ser missionário, não precisa se deslocar para outros países. Podemos começar a missão pela nossa própria casa ensinando aos nossos filhos, amigos, vizinhos e parentes a alegria de ser filho de Deus e a necessidade de colocar Deus como o ápice de nossa vida.

Sabemos que em nosso meio, existem muitas pessoas que desejam conhecer a Deus, mas falta quem lhes possibilite ver com maior clareza esse caminho e sendo conhecedor dessa situação não podemos ficar omissos, sob assim agindo tornar a Palavra de Deus insignificante e sem nenhuma perspectiva de mudança.

Embora a modernidade queira fazer extinguir o nome de Deus, não podemos na condição de filhos de Deus ficar inertes a essa situação em que nos ridicularizam e nos colocam nessa sociedade como pessoas ultrapassadas.

Os meios de comunicação passam sempre a imagem de uma igreja ultrapassada e colocam sempre em seus temas assuntos que batem contrário ao que diz a palavra de Deus e a doutrina da igreja. Ofendem rancorosamente e de forma generalizada aos católicos e também em muitos momentos aos protestantes como se fossem criaturas eternamente insensatas e desprovidas de qualquer tipo de entendimento.

Portanto, essa luta não é apenas de católicos, mas de todos os que creem e se denominam filho do Deus verdadeiro. Não é uma luta para ver qual a melhor ou verdadeira religião, mas uma luta onde está em jogo manter aceso e sempre mais alto o nome de Deus, combater o bom combate.

A nossa missão deve ser sempre em comunidade, devemos fazer da nossa Igreja não um grupo de reunião, clube de amigos ou uma igreja de amigos, mas a Igreja de Cristo.

O Mês é missionário, mas a nossa missão deve ser diária, devemos ultrapassar a missão e chegarmos a missionariedade. A evangelização é o centro da Igreja. A nossa missão sempre esteve ligada ao plano de Deus para a salvação da humanidade. Não devemos ter medo ou vergonha. Cristão que age desse modo não merece ser chamado dignamente de Filho de Deus.

“Resumindo em poucas palavras o que falou o Papa Bento XVI com muita propriedade” Vivemos num mundo, onde Deus é um ser desconhecido e Jesus Cristo é apenas um grande personagem pertencente ao passado, por isso é necessário revalorizar nossa fé e oração, nos reavivarmos interiormente e ir de encontro e a procura dos nossos irmãos.

Deus não chamou qualquer um para evangelizar. Deus chamou você.



terça-feira, 30 de outubro de 2012

Facebook - A senha parece ser o único diferencial?




A mídia social aproxima as pessoas, colaboram para levar as notícias em tempo real e dependendo de quem a usa serve como um suporte para adquirir conhecimentos, Certo? Pelo menos deveria ser assim, mas parece que a cada dia que passa o facebook é invadido por um vírus chamado preguiça internáutica globalizada.

Quem visualiza o mesmo, logo percebe o amontoado de repetições e tantas outras bobagens que contribuíram em igualdade para jogar no esquecimento o outrora e famoso Orkut. A única diferença parece está na publicação de fotos e ???.

Analisando-o chega-se a uma conclusão espantosa, e por não dizer assustadora. Nos postais e compartilhamentos principalmente vemos repetições de textos e poemas atribuídos a autores que muitas vezes desconhecem sua existência. Na sequencia, uma infinidade de salmos, orações e versículos publicados por pessoas que apenas republicam, mas não professam a fé ou muito menos sabe onde fica a porta da Igreja ou da assembleia ou de que cor é a mesma.

Nessa linha de raciocínio pode-se cogitar e não afirmar que, uma grande maioria das pessoas possuem deficiência de pensar ou simplesmente preguiça para postar aquilo que realmente pensam e acha mais convincente e prático reproduzir.

Fico imaginando, se algum dia houver proibição para publicar esse tipo de matéria nas redes sociais, o que surgirá como inovação? Talvez um rsrsrsrsrs?.

Para não dizer que tudo está prestes a se perder, acho que descobrir algo que se repetem pouco: A SENHA.

ENEM - ALUNOS DA REDE PÚBLICA PODEM SER BENEFICIADOS COM A LEI DE COTAS.



Um Estudo feito comprova que a inscrição de pretos, pardos e indígenas na primeira edição do ENEM é de 54%.
O ENEM deste ano teve 5.791.290 inscrições e as provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, sendo que os estudantes que vieram da rede pública poderão sair beneficiados levando-se em conta a reserva de vagas amparada pela nova Lei.
Com a implantação da Lei, os estabelecimentos de ensino agora também devem levar em consideração os critérios raciais e econômicos para a distribuição de vagas nas universidades federais que no próximo ano podem chegar a 12,5%.
Se por um lado, a promulgação da Lei visa garantir a igualdade pelo menos teoricamente, por outro fica mais do que explícito a forma desigual e preconceituosa com que ainda vivemos no Brasil.
Como definir sua cor? Com o Registro de Nascimento apenas?