sábado, 29 de setembro de 2012

29 de setembro - Dia dos Arcanjos - São Miguel, São Gabriel e São Rafael


Evangelho (João 1,47-51)

Sábado, 29 de Setembro de 2012
S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Celebramos a festa dos três Arcanjos que a sagrada Escritura menciona pelo seu nome próprio: Miguel, Gabriel e Rafael. Mas, o que é um anjo? A sagrada Escritura e a tradição da Igreja fazem-nos descobrir dois aspectos. 

Por um lado, o Anjo é uma criatura que está diante de Deus, orientada, com todo o seu ser para Deus. Os três nomes da festa dos três Arcanjos que a sagrada Escritura menciona pelo seu nome próprio: Miguel, Gabriel e Rafael. Mas, o que é um anjo? A sagrada Escritura e a tradição da Igreja fazem-nos descobrir dois aspectos. Os Arcanjos terminam com a palavra "El", que significa "Deus". Deus está inscrito nos seus nomes, na sua natureza. A sua verdadeira natureza é a existência em vista d'Ele e para Ele.

Explica-se precisamente assim também o segundo aspecto que caracteriza os Anjos: eles são mensageiros de Deus. Trazem Deus aos homens, abrem o céu e assim abrem a terra. Exatamente porque estão junto de Deus, podem estar também muito próximos do homem. De fato, Deus é mais íntimo a cada um de nós de quanto o somos nós próprios.

Como um anjo para os outros

Os Anjos falam ao homem do que constitui o seu verdadeiro ser, do que na sua vida com muita frequência está velado e sepultado. Eles chamam-no a reentrar em si mesmo, tocando-o da parte de Deus. Neste sentido também nós, seres humanos, deveríamos tornar-nos sempre de novo anjos uns para os outros anjos que nos afastam dos caminhos errados e nos orientam sempre de novo para Deus.

Se a Igreja antiga chama os Bispos "anjos" da sua Igreja, pretende dizer precisamente o seguinte: “os próprios Bispos devem ser homens de Deus, devem viver orientados para Deus”. "Multum orat pro populo" "Reza muito pelo povo", diz o Breviário da Igreja a propósito dos santos Bispos. O Bispo deve ser um orante, alguém que intercede pelos homens junto de Deus. Quanto mais o fizer, tanto mais compreende também as pessoas que lhe estão confiadas e pode tornar-se para elas um anjo um mensageiro de Deus, que as ajuda a encontrar a sua verdadeira natureza, a si mesmas, e a viver a ideia que Deus tem delas.

São Miguel: dar lugar a Deus no mundo

Tudo isto se torna ainda mais claro se olharmos agora para as figuras dos três Arcanjos cuja festa a Igreja celebra hoje. Antes de tudo está Miguel. Encontramo-lo na Sagrada Escritura, sobretudo no Livro de Daniel, na Carta do Apóstolo São Judas Tadeu e no Apocalipse. Deste Arcanjo tornam-se evidentes nestes textos duas funções. Ele defende a causa da unicidade de Deus contra a soberba do dragão, da "serpente antiga", como diz João. É a perene tentativa da serpente de fazer crer aos homens que Deus deve desaparecer, para que eles se possam tornar grandes; que Deus é um obstáculo para a nossa liberdade e que por isso devemos desfazer-nos dele.

Mas o dragão não acusa só Deus. O Apocalipse chama-o também "o acusador dos nossos irmãos, que os acusava de dia e de noite diante de Deus" (12, 10). Quem põe Deus de lado, não enobrece o homem, mas priva-o da sua dignidade. Então o homem torna-se um produto defeituoso da evolução. Quem acusa Deus, acusa também o homem. A fé em Deus defende o homem em todas as suas debilidades e insuficiências: o esplendor de Deus resplandece sobre cada indivíduo.

É tarefa do Bispo, como homem de Deus, fazer espaço para Deus no mundo contra as negações e defender assim a grandeza do homem. E o que se poderia dizer e pensar de maior sobre o homem a não ser que o próprio Deus se fez homem? A outra função de Miguel, segundo a Escritura, é a de protetor do Povo de Deus (cf. Dn10, 21; 12, 1). Queridos amigos, sede verdadeiramente "anjos da guarda" das Igrejas que vos serão confiadas! Ajudai o povo de Deus, que deveis preceder na sua peregrinação, a encontrar a alegria na fé e a aprender o discernimento dos espíritos: a acolher o bem e a recusar o mal, a permanecer e tornar-se sempre mais, em virtude da esperança da fé, pessoas que amam em comunhão com Deus-Amor.

São Gabriel: Deus que chama

São Gabriel

Encontramos o Arcanjo Gabriel, sobretudo na preciosa narração do anúncio a Maria da encarnação de Deus, como nos refere São Lucas (1, 26-38). Gabriel é o mensageiro da encarnação de Deus. Ele bate à porta de Maria e, através dela, o próprio Deus pede a Maria o seu "sim" para a proposta de se tornar a Mãe do Redentor: dar a sua carne humana ao Verbo eterno de Deus, ao Filho de Deus.

Repetidas vezes o Senhor bate às portas do coração humano. No Apocalipse diz ao "anjo" da Igreja de Laodiceia e, através dele, aos homens de todos os tempos: "Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele" (3, 20). O Senhor está à porta, à porta do mundo e à porta de cada um dos corações. Ele bate para que o deixemos entrar: a encarnação de Deus, o seu fazer-se carne deve continuar até ao fim dos tempos.

Todos devem estar reunidos em Cristo num só corpo: dizem-nos isto os grandes hinos sobre Cristo na Carta aos Efésios e na Carta aos Colossenses. Cristo bate.

Também hoje Ele tem necessidade de pessoas que, por assim dizer, lhe põem à disposição a própria carne, que lhe doam a matéria do mundo e da sua vida, servindo assim para a unificação entre Deus e o mundo, para a reconciliação do universo.

Queridos amigos, compete-vos bater à porta dos corações dos homens, em nome de Cristo. Entrando vós mesmos em união com Cristo, podereis também assumir a função de Gabriel: levar a chamada de Cristo aos homens.

São Rafael: recobrar a vista

São Rafael é-nos apresentado, sobretudo no Livro de Tobias como o Anjo ao qual é confiada a tarefa de curar. Quando Jesus envia os seus discípulos em missão, com a tarefa do anúncio do Evangelho está sempre ligada a de curar. O bom Samaritano, acolhendo e curando a pessoa ferida que jaz à beira da estrada, torna-se silenciosamente uma testemunha do amor de Deus. Este homem ferido, com necessidade de curas, somos todos nós. Anunciar o Evangelho, já em si é curar, porque o homem precisa sobretudo da verdade e do amor.

Do Arcanjo Rafael é referido no Livro de Tobias duas tarefas emblemáticas de cura. Ele cura a comunhão importunada entre homem e mulher. Cura o seu amor. Afasta os demónios que, sempre de novo, rasgam e destroem o seu amor. Purifica a atmosfera entre os dois e confere-lhes a capacidade de se receberem reciprocamente para sempre. Na narração de Tobias esta cura é referida com imagens legendárias.

No Novo Testamento, a ordem do matrimónio, estabelecido na criação e ameaçado de muitas formas pelo pecado, é curado pelo facto de que Cristo o acolhe no seu amor redentor. Ele faz do matrimónio um sacramento: o seu amor, que por nós subiu à cruz, é a força restauradora que, em todas as confusões, dá a capacidade da reconciliação, purifica a atmosfera e cura as feridas. Ao sacerdote é confiada a tarefa de guiar os homens sempre de novo ao encontro da força reconciliadora do amor de Cristo. Deve ser o "anjo" curador que os ajuda a ancorar o seu amor no sacramento e a vivê-lo com empenho sempre renovado a partir dele.

Em segundo lugar, o Livro de Tobias fala da cura dos olhos cegos. Todos sabemos quanto estamos hoje ameaçados pela cegueira para Deus. Como é grande o perigo de que, perante tudo o que sabemos sobre as coisas materiais e que somos capazes de fazer com elas, nos tornamos cegos para a luz de Deus.

Curar esta cegueira mediante a mensagem da fé e o testemunho do amor, é o serviço de Rafael confiado dia após dia ao sacerdote e de modo especial ao Bispo. Assim, somos espontaneamente levados a pensar também no sacramento da Reconciliação, no sacramento da Penitência que, no sentido mais profundo da palavra, é um sacramento de cura. A verdadeira ferida da alma, de facto, o motivo de todas as outras nossas feridas, é o pecado. E só se existe um perdão em virtude do poder de Deus, em virtude do poder do amor de Cristo, podemos ser curados, podemos ser remidos.

"Permanecei no meu amor", diz-nos hoje o Senhor no Evangelho (Jo 15, 9). No momento da Ordenação episcopal Ele di-lo de modo particular a vós, queridos amigos. Permanecei no seu amor! Permanecei naquela amizade com Ele cheia de amor que Ele neste momento vos doa de novo! Então a vossa vida dará fruto um fruto que permanece (Jo 15, 16).

Benedicto XVI, fragmentos de uma homilia pronunciada a 29 de septembro de 2007.



Morre a apresentadora Hebe Camargo aos 83 anos.

Morre Hebe Camargo, aos 83 anos
foto reprodução: www.ig.com.br


O Brasil perdeu neste sábado (29) uma das suas figuras mais conhecidas no meio artístico. Trata da morte de Hebe Camargo que aos 83 anos de idade perdeu sua luta contra um câncer descoberto no início de 2010.

Hebe Camargo nasceu em Taubaté interior de São Paulo no dia 08 de março de 1929. Apesar de sua fama, teve que lutar muito para chegar ao estrelato, chegando inclusive a trabalhar como empregada doméstica.
Sua carreira vitoriosa começou na década de 1950, quando começou a cantar na extinta TV Tupi. Já em 1958, começou a apresentar na TV paulista seu próprio programa chamado de “O Mundo é das Mulheres” onde permaneceu até 1964, quando teve temporariamente de abandonar para casar.
Hebe trabalhou em várias emissoras nacionais, incluindo a extinta TV Tupi, TV Bandeirantes e SBT onde trabalhou por 24 anos e em abril de 2006 alcançou a milésima marca de apresentação do seu programa.
A apresentadora estava afastada desde junho da Rede TV, quando teve que ser submetida a sua terceira cirurgia em dois anos. Nos bastidores, já comentava a sua volta ao SBT do seu amigo Silvio Santos mais uma vez depois do término do seu contrato.
O modelo até hoje conhecido de suas entrevistas informais começou a ser implantado em 1966, fato este que contribuiu para que a transformasse na apresentadora da TV brasileira que mais tempo esteve no ar.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dia 06 de dezembro em Jucurutu - Anjos de Resgate




foto: facebook de Helimário Moreira


Acessando o facebook de um amigo meu de Jucurutu, vi essa maravilha de notícia que particularmente espero que se concretize. A banda Anjos de Resgate pode vir para Jucurutu que fica aproximadamente a 46 km de Campo Grande no dia 06 de dezembro. Como diz o cartaz " Aguardem".

Estarei atento e torcendo por esse show.

Ex-presidente Lula ataca PSDB e diz que mensalão não é vergonha


foto reprodução: www.ig.com.br

Pela primeira vez participando em palanque na campanha do petista Fernando Haddad a prefeito de São Paulo, o ex-presidente Lula cita o mensalão e diz que caso não é vergonha.

Em seu discurso, Lula atacou diretamente os velhos adversários tucanos e enfatizou dizendo que a população deve ter orgulho no seu mandato do que ele definiu como combate a corrupção, pois as pessoas são julgadas e tudo é apurado, ao contrário do governo de FHC onde o procurador-geral deles era conhecido como engavetador.

Lula começou a falar sobre o mensalão quando um estudante que participava de uma cerimônia ergueu uma faixa com a inscrição "Renovação com Mensalão? PT do Lula, PT do Haddad, tem o mensalão".

O ex-presidente lembrou a crise em seu governo em 2005 e que vem sempre sendo colocada e usada pelo candidato tucano. Sem citar nomes, fez questão de lembrar a compra de votos em 1996 e a emenda constitucional aprovada em 1997 no governo de FHC que instituiu a reeleição no País. Argumentou ainda que em seu governo a Controladoria-Geral da República, a Polícia Federal e o Ministério Público tiveram liberdade. Inflamado em seu discurso ainda afirmou "Se juntarem todos os presidentes da história do Brasil, vocês vão ver que eles não criaram instituições para combater a corrupção como nós criamos em oito anos. Sintam orgulho porque, se tem uma coisa que fizemos, foi criar instrumentos para combater a corrupção."

Para não fugir a regra do ex-presidente, Haddad atacou os críticos da “bolsa-esmola" dizendo que o governo petista de Lula promoveu uma revolução na educação e em tom irônico disse: “Essa revolução não seria feita por um doutor conservador, tinha de ser feita por um operário" e ironizou a oposição chamando-a de “xarope” por "torcer para que as coisas deem erradas", numa clara provocação ao senador mineiro Aécio Neves (PSDB-MG). 


Anatel pressiona TV por assinatura por melhores serviços


As operadoras de TV por assinatura se comprometeram a apresentar em até 30 dias um plano de ação para melhorar os indicadores de atendimento ao consumidor. Convocadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), GVT, Net, Embratel, Oi e Sky enviaram na quinta-feira representantes a Brasília para discutir formas de atender as metas propostas pelo órgão regulador.
A preocupação da Anatel é com o descolamento entre o aumento da base de assinantes e a quantidade de reclamações feitas por clientes. Em agosto, 15,1 milhões de domicílios no País contavam com o serviço de TV por assinatura, um crescimento de 30% em relação a igual mês de 2011. Enquanto isso, as reclamações quase dobraram.
Em janeiro de 2011, 7 mil queixas contra o serviço de TV por assinatura foram registradas na Anatel, número que subiu para 13 mil em abril deste ano. As principais estão relacionadas a cobrança indevida, falhas no serviço de instalação e reparo e qualidade de atendimento. "Identificamos que, apesar de o setor estar crescendo na faixa de 30%, um nível chinês, as reclamações estão crescendo na faixa de 100%, o que é inaceitável.
“Por causa dessa situação, chamamos as empresas para que apresentem planos de ação, de forma que o nível de prestação de serviço melhore e o de reclamação caia.” No ranking de prestadoras de TV por assinatura de abril, a empresa com maior nível de reclamações a cada mil assinaturas foi a Oi, com 2,682; seguida por TVA, 1,446; Sky, com 1,194; Telefonica TV Digital, 0,936; Embratel, com 0,851; e Net, com 0,656.
A meta da Anatel é 0,65. Segundo a Anatel, a maioria das reclamações de clientes da Oi diz respeito à cobrança e atendimento ao consumidor. No caso da Embratel, Net e Sky, foi a quantidade de queixas por cobrança indevida.
A GVT teve um problema significativo em Belo Horizonte, onde a empresa atuava com profissionais terceirizados e sem habilitação adequada para reparo.
A Anatel descartou punições mais duras neste momento, a exemplo do que foi feito com as empresas de telefonia celular, que tiveram as vendas suspensas devido a queixas de natureza semelhante por parte dos consumidores.
“Não vamos tomar uma medida do tamanho da tomada em outro setor sem dar oportunidade a eles de se adequarem”, disse. AS informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
fonte integral: www.ig.com.br

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A nada mole vida de um universitário


 foto:reprodução

Uma das grandes fases da vida de uma pessoa passa pela faculdade para uns e dificuldade para outros. Da pretensão e êxito inicial ao término de tudo pode acontecer. Da ansiedade de entrar em um mundo desconhecido e novo, ao desapontamento tudo é uma incógnita que não acontece num piscar de olho, mas num longo e demorado caminho a percorrer. Foi dada a largada, façam suas apostas.

Dos pedidos aos políticos por transportes, a formação e conhecimento da turma ao estado do carro e até a confiança na capacidade do motorista é avaliado e sondado. Todo o seu conhecimento até então com uma grande maioria dos seus novos colegas se resumia a um tchau ou oi distante, mesmo residindo na mesma cidade. Toda sua ação com essas pessoas anteriormente precisam ser avaliadas. Alguns ficarão íntimos, outros serão mais desconhecidos ainda.

O primeiro contato com a sua turma já na faculdade mostra de entrada que é necessário um ajuste em sua postura de modo a agradar todas as tendências e facilitar o convívio de forma mais rápida. Da aprendizagem dos nomes e de suas cidades já com sotaques cômicos ou sarcásticos deixa claro que não se deve levar tudo ao pé da letra e que às vezes é necessário fingir que não ouviu. Das amizades iniciais aos grupos que se formam não demorará muito para perceber quem será ou não seus colegas, os metidos a importantes, as patricinhas, os mauricinhos, os gazeadores de aulas, as extensões dos professores, os aproveitadores de trabalhos em grupos de plantão, os bons e maus professores. Existe um mundo de opções a se fazer e sua escolha pode resultar um grande salto em sua vida.

Da simplicidade e companheirismo de um professor a arrogância de outros tudo é uma realidade a ser vivenciada. Sua experiência está apenas começando. É um mundo novo que exige uma mentalidade nova.

Ao sair de casa, tem-se um compromisso com o horário, tudo deve ser planejado com antecedência para não correr o risco de ficar para trás. A família pode se virar. Da procura pelos lugares favoritos, ao jogo de comandantes e comandados, aos futuros DJs do percurso e suas músicas exaustivamente repetidas nos CDs arranhados, se preparem, pois, o avião vai decolar e pode haver turbulência.

Mal saímos da cidade e já estamos pensando na chegada e dizendo que parece não ter fim essa viagem. Cada grupo com seu assunto, sua tendência, sua reclamação e sua opinião formalizada sobre o grupo, a música, a diversidade existente. Ali surgem grandes observadores, líderes e gênios dispostos a não fazer nada a não ser ficar com a parte mais fácil que é a de reclamar sempre e colocar defeito em tudo.

A viagem pode ser prazerosa quando se dialoga com pessoas que nos ensinam alguma coisa até mesmo sem falar nada, arriscada nos perigos das estradas escuras, esburacadas ou chuvosas recheadas de animais e motoristas irresponsáveis. Ali se percebe que viver é sempre arriscar-se e que pedir a Deus proteção deve ser constante. Para quem gosta de adrenalina pode ser a pedida certa, porém não recomendável.

Nas avaliações o modo de analisar é totalmente diferente das escolas por onde passamos, deve-se conhecer o método do professor (a). É uma nova forma de interpretar e escrever. Não tardará para diante dos resultados iniciais você ser levado ao lugar certo ou acreditar que de repente não tem capacidade, que está ali por sorte. Nada que se deva colocar como prioridade. A prioridade deve ser acreditar em si mesmo e que principalmente aos mais humildes aquele estabelecimento é um passo obrigatório para a sua vida profissional, pode fazer com que seu sonho seja realizado, torne-se grande e acima de tudo uma pessoa melhor e mais consciente de suas responsabilidades.

As greves não ficam de fora, é uma companheira constante e desagradável. Como uma criança bagunça tudo e lhe impõe uma sobrecarga desonesta para alunos e professores. A correria entra em sua vida e chega a determinado momento que só se pode dar prioridade ao seu curso. As vinte e quatro horas do dia é pouco comparada com o que se tem para fazer e entregar. O tempo não para. Não se podem esquecer quase sempre as constantes intervenções políticas reivindicando aplausos, agradecimentos e que se faça publicidade diariamente por ter liberado o carro, ou seja, se não me elogiarem eu não dou mais o carro. Uma ação politicamente incorreta.

Passados anos de sua investida, chega-se ao momento que é geralmente um tormento na vida de todo aluno, a assombrosa monografia lhe suga, entedia, aborrece e para não correr louco, recomendo apenas coçar a cabeça e pedir paciência e proteção a Deus.

Chegada à conclusão e o êxito final agora é hora de parar e pensar um pouco. No transcurso, muitos desistiram por achar demorado, perderam-se no curso ou saíram para buscar algo que lhes oferecesse um emprego com maior brevidade.

Ao mencionar isso, não estou com o objetivo de descrever minha trajetória ou fazer uma biografia enquanto universitário, mas de tentar colocar esse resumo em determinado momento da vida de quem já foi ou é universitário e sabe que por essa narração já passou, está passando ou ainda irá passar.

O mais recomendado de tudo é que não se pode desistir diante da primeira dificuldade ou problemas. Problemas existem para ser resolvidos e mostrar a nossa capacidade de lidar com a adversidade.

Tenho a convicção de que nesse mundo entrei pelo acaso, continuei pela insistência e conselhos de amigos e professores, mas ao final conseguir o êxito desejado.

Na faculdade sei que cheguei e venci. Na escola e universidade da vida, ainda estou engatinhando, tentando aprender, compreender e buscando sempre o ensinamento correto. Sei que neste caminho a jornada é longa, mas mesmo assim serei persistente e espero um dia alcançar. Não espero nesse caso diploma, mas tão somente graças diante do Senhor da vida.

Enquanto isso continuará a minha procura buscando conhecer alguém que já tenha recebido diploma de doutor na escola da vida. Alguém conhece?

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Recomendação de sites ou blogs Católicos


Levo ao conhecimento dos frequentadores deste blog que inclui na lista de sites recomendados alguns endereços que podem ser vistos e analisados principalmente pelos adeptos do catolicismo. Lembro que os sites indicados não possuem nenhuma intenção de levar ao debate entre as religiões, apenas de trazer um maior conhecimento sobre a doutrina católica. Recomendo a todos os seguintes sites: www.veritatis.com.br, www.caiafarsa.wordpress.com e www.lepanto.com.br. Todos os sites podem ser acessados diretamente desta página na lista de links.

Politicaísmo - Amar aos políticos sobre todas as coisas e sobre todos os interesses



A política e sua religião literalmente politicaista.

Fico triste em acompanhar através da mídia social e nas ruas a quantidade de pessoas usando da falta de bom senso e deixando expostas suas opiniões, ou melhor, xingamentos contra o seu próximo e até mesmo amigo há alguns meses atrás. A ignorância parece ser uma disciplina a ser ensinada ao vivo e aqueles que não concordam ou participam dessa corrente de apelação e atitude generalizada, parece ser o errado, o antiquado, o antissocial. Seu silêncio pode ser entendido como adepto do lado concorrente.

Infelizmente as pessoas não utilizam esses canais para semear a harmonia, a igualdade, o respeito mútuo, elevar o nome de Deus em primeiro lugar e preferem fazer suas declarações ou comentários quase sempre de modo a desqualificar o seu adversário.

Se exibir com palavras parece ser uma senha e cadastro para permanecer em evidência e a foto do perfil nada mais é do que a sombra de uma pessoa que destila ódio, rancor e que perdeu a noção de respeito, transformando-se num espectro e em uma figura que um dia alguém já chamou de ser humano e racional. Quando olhamos, vemos infelizmente, que em muitos casos, o ser humano perdeu sua identidade e que chamar aos animais de irracionais pode ser entendido como uma ofensa.

Tudo isso neste período levado pela apelação política que muitas vezes parte dos líderes e encontra na massa o projeto perfeito de ignorância para ser exposto em praça pública ao som de foguetões coloridos ou pelas mídias sociais que já não podem ser tido como meios de relacionamentos e aproximação, mas de ofensas e distanciamento.

Se isso não bastasse, na visão de muitas pessoas alienadas, parece que Deus é cabo eleitoral, eleitor e que irá com certeza ajudar ao seu grupo a eliminar de vez o seu colega ou o seu concorrente. Quanta falta de Deus no coração e excesso de falta de entendimento. Transformam essas pessoas em deuses e dão preferência em suas vidas e ao mesmo tempo dizem diretamente a Deus que ele é a última opção dependendo do resultado da política. 

O Altar foi substituído pelo palanque, o banco da igreja pelas calçadas e praças, as orações se transformaram em sussurros de insultos, os padres, pastores e seus auxiliares em vozes solitárias. Definitivamente o ser humano mostra mais uma vez o seu vazio, a sua falta de reconhecimento. Amar a Deus sobre todas as coisas não é o primeiro mandamento. O primeiro mandamento é simplesmente amar aos políticos sobre todas as coisas e sobre todos os interesses.

Não é que devamos nos omitir do processo eleitoral, mas que devemos dar prioridade em nossas vidas a Deus. Não podemos esquecer que em nossos problemas o homem tende a remediar e Deus a curar.

Quem planta vento colhe tempestade. Infelizmente o homem ainda continua brincando em fazer e ser Deus.

E como disse Josué, Eu e minha casa serviremos ao Senhor.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Serra de João do Vale - De paraíso a preocupação.





A serra de João do vale tem sido nos últimos meses um reduto de procura para a compra de terrenos por parte de comerciantes, profissionais liberais, empresários e até mesmo políticos. A procura coincide com a construção da ladeira no sentido de Jucurutu que dá acesso a comunidade e nesse sentido facilita o deslocamento e reduz o tempo de percurso.

A procura pela serra é uma aposta de valorização em curto prazo, onde quem tem recursos procura de alguma maneira tirar proveito. Quanto à parte de Triunfo Potiguar, resta apenas esperar que um dia ao acaso alguma autoridade se lembre da existência dessa outra parte, por sinal mais bonito ainda.

Apesar das dificuldades que ainda permanecem para se chegar a minha terrinha, todo o sacrifício recompensa diante da espera de um clima agradável e de fazer inveja. O tempo e o clima dá a impressão literalmente de que parou e a vontade de dormir é quase sempre a melhor pedida para os que já conhecem.

A comunidade que até dez ou quinze anos atrás usava lampiões, faróis e lamparinas deu lugar à energia elétrica. A água que antes era um bem escasso, agora se tornou mais acessível com a implantação de chafarizes e construção de cisternas. Yes, trocamos a lama pela água, temos parabólicas, internet e celular.

As casas de taipas, infelizmente, ainda existem. A grande parte da população que quase sempre era vista como “Índio” agora já pode ser chamada de boas pessoas e até de hospitaleiros pelos antigos preconceituosos. Ser filho da terra agora parece ser uma febre, se não por nascimento, abrace-a por adoção. O homem rude que usava faca nos quartos deu lugar à modernidade das cidades e a substituiu por brincos e boinas. O velho jumento e cavalo são raros, a pedida agora é uma moto. A modernidade aos poucos chega e precisa somente olhar para o lado e ver, que de fato melhoramos na parte de infraestrutura, agora já somos vistos com melhores olhos e podemos dizer a todos que no campo político também podemos decidir o futuro do município. Todos nos querem como vices em suas chapas e o que para muitos era uma antiga tribo, hoje já se chamam de paraíso. Como o tempo muda.

Mas existe uma preocupação que parece passar alheia aos olhos das autoridades e da própria comunidade que ver na venda de parte ou total dos seus terrenos uma solução para parte de seus problemas financeiros.

Da venda desordenada de terrenos sem escrituras, termos de posse tudo é válido, não sendo convincente e recomendável fazer projeções para um futuro moderno que pode se transformar numa triste realidade.

O grande problema disso tudo é o risco de em pouco tempo nos tornarmos estranhos em nossa própria terra, perder nossas raízes e nossa cultura. Espero não me sentir um dia com meu olhar vago e perdido na imensidão de um paraíso que nos foi dado de graça e que vendemos, não apenas nossas terras, mas nossa identificação.


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dom Mariano Manzana e Dom Delson sofrem acidente em Pernambuco.


Dom Mariano Manzana, e o bispo de Caicó, Dom Delson sofreram um acidente próximo à cidade de Catende em Pernambuco, após o seu veiculo colidir com um carro que vinha em sentido contrário.

Em nota divulgada pela Diocese de Mossoró, Dom Mariano sofreu fratura no pulso e um corte abaixo do olho e logo foi transferido para Caruaru.

Ao tomar conhecimento do acidente, o Governo do Estado colocou a disposição da Diocese um avião, onde Padre Flavio e equipe deslocaram-se até Caruaru trazer o bispo para Mossoró.

Quem herdará os votos do antigo eleitorado de Antonio Véras?


Aproximando-se o dia das eleições e depois de muitas acusações, intervenções da justiça, mudança de chapa, pode ou não pode, assume ou não assume e tantas outras que foge a minha fadada, cansada e lenta forma de pensar, resolvi trazer a luz do nosso cotidiano um debate que considero pertinente e de muita importância na decisão das eleições deste ano em nossa cidade.

Acrescento desde já, que a presente enquete não possui nenhum valor de modo a influenciar direta ou indiretamente a decisão de escolha e legítima do cidadão e que apesar de ter minha opinião formalizada e de conhecimento pessoal sobre alguns aspectos da política há quase 20 anos e em especial sobre este assunto não me permitirei a expor minha opinião como forma de não vir a ser possivelmente tendencioso sobre a matéria em destaque.

Trata-se de saber através de enquete direcionada ao eleitor ou internauta que acessa esse blog qual a tendência do eleitorado órfão ou antigo eleitorado do ex-prefeito Antonio Véras?

a) Votará nos candidatos do ex-prefeito José Edilberto de Almeida substituído por seu filho Betinho e com o apoio do Partido dos Trabalhadores, uma vez que a radicalidade existente era entre os líderes principais e não os eleitores?

b)Votará de forma convicta com o atual prefeito Bibi e Grimaldo considerando positiva sua administração, ou usará de protesto aliado a radicalidade e acirramento político nos últimos anos?

c) Votará em Manoel Véras e Ene Pedro? ou ainda 

d) O eleitorado destacado não influirá na campanha de nenhum dos candidatos?

Nos acordos de bastidores e em vista da própria composição da coligação pertencente ao atual prefeito Bibi de Nenca, vimos que a grande maioria dos ex-líderes políticos e seguidores de Antonio Véras já optaram por ficar com o atual prefeito. Entretanto, considerando, respeitando e sem menosprezar a ninguém, ressalto que a saída de um líder efetivamente não significa ou comprova mudança ou transferência de votos, apesar de que particularmente creio que essa decisão não foi tomada sem consenso ou de forma aleatória de modo que nos ajustes de campanha essa interrogação tenha sido mencionada por aqueles que pertenciam ao grupo liderado por Antonio Véras.

Todos os candidatos podem se opor aos questionamentos ou adicionar algo que acredite ser essencial como forma de questionamento mais completo.

Sua vontade será respeitada, exposta em dados, mas não publicarei possíveis ofensas que venham a denigrir a imagem de nenhum dos envolvidos ou de outros.