sábado, 1 de dezembro de 2012

Uma certeza: A decadência do futebol brasileiro e uma dúvida: A inovação e renovação da Seleção Brasileira?

Zico com troféu do título do Fla

Quem acompanha o futebol brasileiro deve ter percebido o quanto o mesmo inferiorizou-se nos últimos anos. Do país do futebol ainda continuamos vivendo, e não sei até quando. A falta de administração, a sabedoria dos dirigentes e a ausência de um controle sério contribuíram decisivamente para o que vemos na atualidade. Um caos generalizado, com raras exceções.

A situação da seleção brasileira mostra o quanto regredimos e que para ser técnico ou jogador de futebol não é necessário muito coisa, basta apenas apadrinhamento e muita esperteza, ou seja, ter um alguém que lhe banque. Jogar contra equipes fracas, parece ser a alternativa mais óbvia para se tentar permanecer no topo. No topo da incompetência.

Na condição de flamenguista, não consigo entender o que ainda segura um jogador do porte de Welliton e tantos outros. A equipe que conquistou milhões de torcedores e que entusiasmava até mesmo seus adversários pelo futebol apresentado de um Leandro, Jorginho, Adílio, Andrade, Lico, Tita, Júnior, Nunes, Zico e companhia, hoje tem que se contentar com Welliton, Amaral e outras aberrações que chamam de jogador de futebol. Não é viver de passado, mas interrogar o que houve para tamanha perca de qualidade.

A arma mais utilizada pelas equipes em geral não passam de chutes, os batedores de falta deixaram de existir. Para ser craque precisa apenas passar o pé sobre a bola, não se sabe bater um lateral ou escanteio e até mesmo o básico de um toque conseguiram a proeza de desaprender, os técnicos não inovam a não ser quando são despedidos. Estamos literalmente no tempo das comparações de querer impor um Neymar melhor do que Messi, só como forma de tentar comparar a jogador argentino.

Essa é apenas uma situação e podia citar outras equipes do passado que sempre tiveram em seu elenco dois a três craques de verdade. Era um tempo de grandes equipes e craques, partidas que faziam o torcedor mesmo vendo seu time perder aplaudi-lo. Tudo bem, e nas devidas proporções era outra época, mas não vou ousar e sim afirmar: O futebol de antigamente era mais bonito, tinham craques e jogos de verdade. O torcedor podia realmente torcer por sua equipe e não hoje como muitos torcedores que já ficam felizes em não ver o seu time perder (meu caso). A sorte do meu Flamengo é que o passado ainda segura o nome de grande, a torcida que se filia, vai de geração em geração e que ser flamenguista é ser como uma doença que contagia.

Apesar do meu lamento, ainda digo que teria um desgosto profundo, se faltasse um Flamengo no mundo. Flamengo, eu sempre hei de ser.

Agora falando de Seleção Brasileira, os mesmos problemas recorrentes, o mesmo blábláblá onde as inovações e renovações não passam de promessas . Desde quando Felipão e Parreira são renovações?Inovação mesmo só a saída de Mano.A única certeza é que a seleção brasileira é um reduto de gaúchos que vem de Dunga, Mano e agora Felipão.

A situação mais engraçada que tenho visto ultimamente, é o fato de a imprensa chamar ao jogo de Brasil e Argentina só com seus jogadores caseiros de Super clássico das Américas, enquanto que quando as duas seleções estão com suas equipes principais é apenas chamada de clássico.

Com o novo comando da seleção, algo melhorou. Se bem que pra ser melhor do que Mano não é necessário muita coisa. 


sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Anatel muda regra de chamadas e beneficia consumidor



Uma ótima notícia para os clientes de telefonia pode estar chegando em breve. A Anatel, resolveu até que enfim mostrar que existe e alterar uma importante regra no atual sistema das ligações feitas a partir de um telefone celular. Se a nova regra realmente funcionar as sucessivas chamadas para um mesmo número serão tarifadas apenas uma vez. 

Com a nova regra, a ideia é fazer com que o consumidor não seja prejudicado diante dos encerramentos propositais das operadoras e que a própria Anatel acusou em agosto a TIM

Traduzindo: Pela nova regra, a ligação que for interrompida independente do motivo, poderá ser refeita em até dois minutos e tarifada apenas uma vez.

Para o cliente que possui plano que mede as ligações por tempo de uso, não haverá nenhuma alteração na cobrança,aos optantes que pagam por ligação realizada sairão ganhando e com maior proteção contra as artimanhas das operadoras.

Caso seja sancionada, a nova medida, entra em vigor 90 dias após sua publicação no Diário Oficial.

Agora é torcer, para que a qualidade da internet possa melhorar também.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Datena negocia com bandido ao vivo, na Band e desperta questionamento sobre o papel da mídia policial


foto:reprodução
Em 2008, num dos fatídicos dias do sequestro da estudante Eloá, José Luiz Datena veio a público, por meio de seu programa, condenar Sonia Abrão, que, para surpresa geral, entrevistou Lindenberg Farias direto do cativeiro. Para ele, a colega estava erradíssima: “Repórteres e apresentadores se meteram a negociadores da polícia e não negociadores coisa alguma. Não têm o direito de se intrometer numa negociação policial. Sempre tive essa moça na mais alta conta, mas ele diz que ando criticando colegas. Quem eu critico, merece ser criticado. E critico quem faz besteira. (…) Depois de uma entrevista ele não quis se entregar mais. Isso é uma insanidade”, afirmou, na época.
A vida, no entanto, age de maneira misteriosa e por vezes irônica. Na tarde desta quarta-feira (28), Datena se viu fazendo exatamente o mesmo que Sônia Abrão: negociando com um bandido. Por cerca de 20 minutos, o âncora do “Brasil Urgente” conversou ao vivo por telefone com um homem que mantinha a mãe e a mulher como reféns, sob mira de uma faca. Segundo o próprio apresentador, tudo foi feito a pedido da polícia, por pedido do sequestrador, chamado Joel, declarou ser fã do jornalista. “Percebi que era um cara de bem”, disse, no ar. “Posso colocar minha carreira em risco por causa disso”.
Transcorrida a conversa, a negociação foi encerrada com a garantia de Datena de que acompanharia o caso pessoalmente. Da mesma maneira, o apresentador disse que gostaria de dar um abraço em Joel depois que tudo acabasse. Logo em seguida, deixou o estúdio, afirmando estar “esgotado”, e foi substituído por Márcio Campos.
Neste caso específico, o final do caso foi bem-sucedido, ao contrário do passado em 2008. Há que se questionar, no entanto, se o papel da mídia é negociar com bandidos. Afinal, um caso como este pode abrir precedentes e, perigosamente, transformar sequestradores em atração de programas policiais. Não se pode negar, ao conversar com o homem em desespero no ar, Datena se colocou na linha de tiro das críticas. Não vai faltar quem o acuse de fazê-lo por audiência. Querendo ou não tudo transcorreu ao vivo, aos olhos dos espectadores. Pouco depois, o caso foi reprisado no próprio programa – havia necessidade?. Que este não seja o começo de um novo e condenável hábito na TV brasileira.
matéria reproduzida na íntegra :http://colunistas.ig.com.br/natv/2012/11/28/datena-negocia-com-bandido-ao-vivo-e-desperta-questionamento-sobre-o-papel-da-midia-policial/

Regra nº 1 - Manda quem pode e obedece quem tem juízo



O governo Lula por incrível que pareça mostrou a sua real imagem de corrupção após sua saída do poder. Se no seu governo o número de denúncias já foi elevado, hoje depois de sua sucessora, podemos infelizmente constatar o grau de corrupção que existia e existe.

As atitudes firmes da atual presidenta Dilma mostra isso claramente, e mais do que isso que o tão famoso “fechar os olhos e passar a mão na cabeça” existia em grandes proporções.

Mas de uma coisa ninguém pode discordar, é que o mesmo ainda continua com um poder desproporcional, citado como um dos homens mais ricos com fortunas avaliadas em bilhões, segundo revistas e como diria, ainda casando e batizando no meio político, além de servir constantemente como garoto-propaganda que pode ir do meio político ao futebolístico e sendo um herói intocável onde denúncias não passam de seus assessores, dando a imaginar que o nosso ex-presidente foi o mais ingênuo dos presidentes recentes (o que acredito fielmente). Tanta coincidência é de se estranhar. Não passam do bureau de seus indicados ou amigos e claro são arquivados. Lula é Lula, manda quem pode e obedece quem tem juízo.

Se no governo de FHC, o número de denúncia era menor, não reflete em nada que a corrupção também era menor, podemos muito bem pensar que nesse mesmo governo os meios de possibilitar aos órgãos de investigação eram mais limitados, como podemos pensar que as constantes denúncias que vem a tona quase todos os dias são reflexos de uma maior abertura aos órgãos que competem investigar, depende somente da interpretação e paixão política de cada um.

A grande certeza é que a corrupção é lamentavelmente rentável e isso não é apologia, mas apenas um lembrete que quem dá sustentação a esse tipo de procedimento é a própria justiça que não pune e só sabe prender ladrão de galinha, quem deve pensão alimentícia e peixe pequeno, enquanto os tubarões continuam ferozmente a abrir seus dentes, ou melhor, suas nadadeiras sobre o patrimônio do povo brasileiro e nada acontece como forma punitiva a não ser continuar sendo chamados de Doutores, Excelências, Meritíssimos alguns desses pronomes de tratamentos. Enquanto deveria aumentar o número de punições, só o que aumenta são páginas nos processos e claro, mofam pela falta de uso e utilidade.

Agora sejamos sinceros, se fosse um cidadão comum que tivesse de roubar ou furtar para alimentar sua família, roubasse uma farmácia para levar um medicamento para algum parente aí com certeza já estaria preso, sua casa teria sido arrombada por valentes policiais armados acompanhados de oficiais de justiça, seus poucos moveis quebrados e claro, preso para mostrar que a nossa justiça é justa, atuante, perfeita e que o crime não compensa.Tudo nos rigores da Lei.

O que afirmo, é que em todos os poderes existem corrupção, mas não generalizo ao quadro em geral, sob assim agindo, está sendo insensato e incoerente, mas com certeza a forma de julgar não é idêntica, variando de sobrenome, tradição familiar e tantas outras, resumindo, cada um vale o que tem.

Por fim, não posso omitir, o Brasil realmente melhorou, mas isso não é mérito apenas do PT, é um processo que foi sendo gradualmente ajustado, mantido ou criado. Talvez a pressa em ver um país melhor e mais justo leve a esse pensamento. 

Não podemos esquecer que os grandes países do mundo para chegar ao nível em que hoje se encontram passaram milhares de anos, enquanto nós, ainda somos um país com pouco mais de 500 anos, mas isso não é desculpa.

Evidentemente que não sou anti e nem pró, PT, PSDB ou algumas dessas siglas e porcarias políticas sem ideologia que existem. A propósito você sabe qual a ideologia do partido ao qual você é filiado?

Dizer que os nossos poderes são autônomos entre si pode até ser verdade, mas afirmar que o cidadão é igual, isso é uma piada de mau gosto, ou em outros termos, uma piada burocrática.

Em caso de dúvida faça o teste.

Qualquer semelhança com esse texto, é mera coincidência.





quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Pesquisa aponta Brasil como penúltimo colocado em notas de testes e qualidade de professores.


Uma pesquisa encomendada e feita pela consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU) especializada em sistemas de aprendizados em 40 países que levava em conta as notas de testes e qualidade de professores deu ao Brasil a incômoda penúltima posição no ranking global, só perdendo para a Indonésia.
Para “melhorar” a situação um estudo a parte colocou o Brasil na 46ª posição em proficiência em inglês e para fechar com chave de ouro, as notas dos estudantes do ensino médio (ENEM)em 2011 pioraram.

A conclusão dos resultados foi obtida através de testes efetuados entre 2006 e 2010 com estudantes desses países, bem como levado em consideração também a quantidade de alunos que ingressaram na universidade.

A diferença da pesquisa aponta que os países que figuram no topo valorizam seus professores além de colocar em prática uma cultura de boa educação. 
O ranking é realizado em áreas como matemática, ciências e habilidades linguísticas a cada três ou quatro anos.

A pesquisa apontou a importância de investimentos, mas não tanto quanto manter uma verdadeira "cultura" nacional de aprendizado, que valorize professores, escolas e a educação como um todo, refletindo o alto desempenho, aliado ainda a importância de selecionar profissionais de alta qualidade e pagamento de bons salários.

Ranking da pesquisa:

1     1. Finlândia 
2. Coreia do Sul
 
3. Hong Kong
 
4. Japão
 
5. Cingapura
 
6. Grã-Bretanha
 
7. Holanda
 
8. Nova Zelândia
 
9. Suíça
 
10. Canadá
 
11. Irlanda
 
12. Dinamarca
 
13. Austrália
 
14. Polônia
 
15. Alemanha
 
16. Bélgica
 
17. Estados Unidos
 
18. Hungria
 
19. Eslováquia
 
20. Rússia
 
21. Suécia
 
22. República Tcheca
 
23. Áustria
 
24. Itália
 
25. França
 
26. Noruega
 
27. Portugal
 
28. Espanha
 
29. Israel
 
30. Bulgária
 
31. Grécia
 
32. Romênia
 
33. Chile
 
34. Turquia
 
35. Argentina
 
36. Colômbia
 
37. Tailândia
 
38. México
 
39. Brasil 
40. Indonésia

Com relação aos salários não temos o que comemorar, enquanto a colocação no ranking podemos brindar. Afinal não são somos os últimos, pelo menos nesta edição.

Para melhorar a nossa posição que tal colocar número de assaltos, desvios, acidentes e tantos outros. Com certeza seríamos campeões.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

TV Xuxa perde para o desenho do Pica-Pau e Eu é que sou retardado?



A TV Xuxa programa da Rede Globo, apresentado pela famosa rainha dos baixinhos neste sábado 24/11 conseguiu perder para a concorrente Record e mais em específico para o desenho do Pica-pau em audiência. Diante do atropelo de 9 pontos da emissora de Edir Macedo contra 7 da poderosa Globo, o diretor do programa Mário Meirelles, usou o seu Twitter para chamar a quem estava assistindo o desenho do Pica-Pau (Record) de “retardados”. 

O diretor publicou — Atenção retardados que estão assistindo Pica-Pau a TV Xuxa começou e prosseguiu ao dizer ainda — Tá bom, atenção Idiotas que estão assistindo Pica pau começou #Tvxuxa sua única esperança de sair dessa lavagem cerebral. 

Acho que o diretor e a emissora deveriam tomar o fato como aprendizado e tentar melhorar um programa de baixa qualidade, como muitos outros da Rede Globo que ainda tenta viver de passado, creio que seria bem menos retardado.

A posição agressiva do diretor mostra um desrespeito a sua concorrente, o que em termos de audiência é normal, mas querer impor ao telespectador a sua vontade, não lhe dando o direito de escolher o que quer assistir, isso não é falta de educação, é retardamento em grau avançado de desespero e estupidez. Coisa de gente imbecil mesmo.

Por outro lado, convenhamos que mesmo os desenhos sendo exaustivamente repetitivos e quase todo mundo sabendo cada cena seguinte, ainda assim é muito melhor do que o programa de Xuxa que é uma droga generalizada. Pelo menos o pica-pau ainda serve de terapia para mau humor (o meu).

A minha posição não define em ser anti-globo ou pró-Record, mas apenas uma análise em minha opinião sobre a pouca cultura em muitos programas brasileiros e que nesse caso, a rainha e sua tropa conseguiu perder para um desenho com mais de cinquenta anos de idade. Hehehhehehe.

Parece que o velho continua dando resultados e o novo a desmoronar com sua baixa qualidade. Ainda bem que isso aconteceu quem sabe a TV Globo repensa sua grade de programação e tira de vez esse programa arcaico e sem cultura, pelo menos em minha opinião.

Com todo respeito aos que gosta da TV Xuxa, mas se depender da minha audiência programa com esse modelo de programação está com os dias contados.

Com toda sinceridade, prefiro ser retardado e assistir ao Pica-pau do que ser moderno e ver essa TV Xuxa. E ainda acrescento como preferência para os retardados: Tom e Jerry, Pato Donald, Pernalonga, Patolino,Pateta e etc... menos esse programinha literalmente de final de semana.


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Para ser feliz é obrigatório ter dinheiro?



A modernidade ensina e vincula em todos os meios de comunicação que para ser feliz é necessário ser bem-sucedido, famoso, fazer de repente parte de alguma família tradicional ou quatrocentona, traduzindo ter realmente dinheiro. Não ter bens, é está perante os meios de comunicação fadado a ser infeliz, lhe faz pensar até em querer desaparecer para não ter a vergonha de ser pobre. Mas será que isso é verdade ou alguém irá dizer que se dinheiro não traz felicidade então me dê o seu?

É claro que toda essa forma de pensar depende de cada um (a), uma vez que as ideias são as mais diversas possíveis. Mas vou aqui enfatizar a minha. Evidentemente que o dinheiro é necessário, não vou ser hipócrita, mas afirmo sem nenhuma dúvida que o dinheiro não traz a felicidade plena porque geralmente ele transforma o homem em seu escravo e o homem faz dele o seu Deus e com isso acha que pode comprar tudo, fazer e desfazer o que quiser. É uma faca de dois gumes que não sendo bem administrado pode ser um verdadeiro tropeço, caos na vida de cada pessoa.

E por que falo isso? Simples, nesse final de semana resolvi convidar alguns amigos e parentes para ir comigo a determinado lugar ainda rústico, sem modernidade, sem status de paraíso para a mídia, mas para a minha pessoa um paraíso de verdade. Tudo bem, eu sei que você está curioso (a) não é?Pensou? É isso mesmo, é a Serra de João do Vale.

Tivemos uma viagem aventureira em todos os sentidos, do medo da estrada, a falta de freio na descida, o encanto do clima, dos contratempos que surgiram ao reencontro das pessoas, as mesmas paisagens com efeito de primeira vez e tudo mais um pouco. Uma aventura na essência da palavra.

O nosso apartamento de luxo e ar condicionado foi o ar livre, não tinha nenhum empresário, político de quatro anos ou vitalício, nem mauricinhos ou almofadinhas, caviar, lagosta ou comida a lá francesa, todos eram pessoas simples, mas que procuram na sua simplicidade divertir-se com o que a vida lhes propõe. Retornamos contentes, revigorados e já falando em um novo (re) encontro.

Pois é isso, no dia em que você pensar que para ser feliz ou divertir-se é necessário ser rico ou está no meio de pessoas metidas ou ricas, lembre-se que a felicidade pode está dentro de você ou ao seu alcance mais perto do que você pensa.

Tenho a ousadia de dizer que neste mesmo dia pelo mundo existiam milhões de pessoas ricas viajando para outros países, em resort de renome nacional, com alguns milhões em suas contas bancárias, com apartamentos nas avenidas mais importantes que estavam se exibindo, mas não estavam felizes, contentes e alegres, a sua felicidade era apenas uma aparência exposta ao som de gargalhadas falsas com predomínio de vazio. Nesse mesmo dia eu estava acordado no meu mundo, sem milhões, sem apartamentos, mas a minha felicidade e a de meus amigos eram reais e verdadeiras, eram espontâneas, eram pessoas humildes que na sua consciência fazem o seu mundo tornar-se grande e importante.

Infelizmente uma grande maioria das pessoas procura felicidade nos outros, quando poderia começar a encontrá-la a partir dela mesma.

Dizem que, se conselho fosse bom, não se dava de graça, mas quem sabe essa dica ou história serve para você. 

Enquanto isso, eu vou caminhando,certo de que o que tenho de concreto é o minuto presente e que Deus me abraça, me ama e que permitirá ser feliz. Viver com o que tenho é bem mais interessante.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Outubro - Mês Missionário. Qual a missão do Católico?


O mês de Outubro dentro da temática da Igreja é considerado como o Mês Missionário. Mas o que estamos fazendo como missionários e qual a nossa missão?

No livro de Marcos (Mc, 16,15), Cristo disse aos seus apóstolos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Sabemos que Cristo ao falar isto, não estava dizendo apenas aos seus apóstolos, mas a todos que tivessem o desejo de falar de sua palavra e de suas maravilhas.Foi uma ordem que cabe a cada um de nós cristãos exercê-la com determinação.

Jesus Cristo não lhe pediu diploma de curso superior, pertencer a família importante ou muito menos ser rico, ele simplesmente lhe respeita e espera que você se disponha ao compromisso e a riqueza de levar adiante sua Palavra.

O verdadeiro cristão não pode ficar apenas dentro da Igreja ou no conforto de sua casa, ele deve ultrapassar os limites das praças, asfaltos e ir ao encontro daqueles que não conhecem a palavra de Deus. Caminhar pelas estradas de barros ou pedras também faz parte do processo missionário de evangelizar.

Para ser missionário, não precisa se deslocar para outros países. Podemos começar a missão pela nossa própria casa ensinando aos nossos filhos, amigos, vizinhos e parentes a alegria de ser filho de Deus e a necessidade de colocar Deus como o ápice de nossa vida.

Sabemos que em nosso meio, existem muitas pessoas que desejam conhecer a Deus, mas falta quem lhes possibilite ver com maior clareza esse caminho e sendo conhecedor dessa situação não podemos ficar omissos, sob assim agindo tornar a Palavra de Deus insignificante e sem nenhuma perspectiva de mudança.

Embora a modernidade queira fazer extinguir o nome de Deus, não podemos na condição de filhos de Deus ficar inertes a essa situação em que nos ridicularizam e nos colocam nessa sociedade como pessoas ultrapassadas.

Os meios de comunicação passam sempre a imagem de uma igreja ultrapassada e colocam sempre em seus temas assuntos que batem contrário ao que diz a palavra de Deus e a doutrina da igreja. Ofendem rancorosamente e de forma generalizada aos católicos e também em muitos momentos aos protestantes como se fossem criaturas eternamente insensatas e desprovidas de qualquer tipo de entendimento.

Portanto, essa luta não é apenas de católicos, mas de todos os que creem e se denominam filho do Deus verdadeiro. Não é uma luta para ver qual a melhor ou verdadeira religião, mas uma luta onde está em jogo manter aceso e sempre mais alto o nome de Deus, combater o bom combate.

A nossa missão deve ser sempre em comunidade, devemos fazer da nossa Igreja não um grupo de reunião, clube de amigos ou uma igreja de amigos, mas a Igreja de Cristo.

O Mês é missionário, mas a nossa missão deve ser diária, devemos ultrapassar a missão e chegarmos a missionariedade. A evangelização é o centro da Igreja. A nossa missão sempre esteve ligada ao plano de Deus para a salvação da humanidade. Não devemos ter medo ou vergonha. Cristão que age desse modo não merece ser chamado dignamente de Filho de Deus.

“Resumindo em poucas palavras o que falou o Papa Bento XVI com muita propriedade” Vivemos num mundo, onde Deus é um ser desconhecido e Jesus Cristo é apenas um grande personagem pertencente ao passado, por isso é necessário revalorizar nossa fé e oração, nos reavivarmos interiormente e ir de encontro e a procura dos nossos irmãos.

Deus não chamou qualquer um para evangelizar. Deus chamou você.



terça-feira, 30 de outubro de 2012

Facebook - A senha parece ser o único diferencial?




A mídia social aproxima as pessoas, colaboram para levar as notícias em tempo real e dependendo de quem a usa serve como um suporte para adquirir conhecimentos, Certo? Pelo menos deveria ser assim, mas parece que a cada dia que passa o facebook é invadido por um vírus chamado preguiça internáutica globalizada.

Quem visualiza o mesmo, logo percebe o amontoado de repetições e tantas outras bobagens que contribuíram em igualdade para jogar no esquecimento o outrora e famoso Orkut. A única diferença parece está na publicação de fotos e ???.

Analisando-o chega-se a uma conclusão espantosa, e por não dizer assustadora. Nos postais e compartilhamentos principalmente vemos repetições de textos e poemas atribuídos a autores que muitas vezes desconhecem sua existência. Na sequencia, uma infinidade de salmos, orações e versículos publicados por pessoas que apenas republicam, mas não professam a fé ou muito menos sabe onde fica a porta da Igreja ou da assembleia ou de que cor é a mesma.

Nessa linha de raciocínio pode-se cogitar e não afirmar que, uma grande maioria das pessoas possuem deficiência de pensar ou simplesmente preguiça para postar aquilo que realmente pensam e acha mais convincente e prático reproduzir.

Fico imaginando, se algum dia houver proibição para publicar esse tipo de matéria nas redes sociais, o que surgirá como inovação? Talvez um rsrsrsrsrs?.

Para não dizer que tudo está prestes a se perder, acho que descobrir algo que se repetem pouco: A SENHA.

ENEM - ALUNOS DA REDE PÚBLICA PODEM SER BENEFICIADOS COM A LEI DE COTAS.



Um Estudo feito comprova que a inscrição de pretos, pardos e indígenas na primeira edição do ENEM é de 54%.
O ENEM deste ano teve 5.791.290 inscrições e as provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro, sendo que os estudantes que vieram da rede pública poderão sair beneficiados levando-se em conta a reserva de vagas amparada pela nova Lei.
Com a implantação da Lei, os estabelecimentos de ensino agora também devem levar em consideração os critérios raciais e econômicos para a distribuição de vagas nas universidades federais que no próximo ano podem chegar a 12,5%.
Se por um lado, a promulgação da Lei visa garantir a igualdade pelo menos teoricamente, por outro fica mais do que explícito a forma desigual e preconceituosa com que ainda vivemos no Brasil.
Como definir sua cor? Com o Registro de Nascimento apenas?

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Bispos, Arcebispos e Cardeais - Entenda a diferença.

foto: reprodução

Como já divulgado antecipadamente neste blog, a Missa do 29º Domingo do Tempo Comum (21/10) será presidida pelo Arcebispo metropolitano de Natal Dom Jaime Vieira Rocha às 10h00min na Matriz de Santana. 

Mas algo me chamou a atenção para uma constatação que deve ser peculiar aos demais e principalmente aos católicos, que é quando se trata de saber qual o significado de alguns nomes que compõem a hierarquia da Igreja. Pensando nisso faço um breve resumo a seguir como forma de ajudar a melhor compreender essas funções e seus significados:

Bispos, Arcebispos e Cardeais.

Todos são ordenados, no grau máximo do sacramento da Ordem. Todos são bispos, palavra que deriva do grego epíscopos, que significa supervisor. Para chamá-los usa-se o título de Dom, abreviatura do latim dominus, senhor. Com o Papa à frente, os bispos do mundo inteiro formam o Colégio Apostólico, que sucede ao grupo dos apóstolos, os quais tinham a Pedro como seu líder. Assim, a Igreja é guiada pela história afora pelos mesmos pastores escolhidos por Jesus Cristo.

O Bispo é o pastor da Igreja particular, responsável pelo ensinamento da Palavra de Deus, pela celebração da Eucaristia e demais sacramentos e pela animação e organização dos carismas e ministérios do Povo de Deus. Ele é obrigado a fazer a visita “ad limina apostolorum” a Roma, e ao Papa, de quatro em quatro anos, quando então apresenta à Santa Sé um relatório de sua diocese e é recebido pelo Papa. Os bispos são, em suas dioceses, o princípio visível e o fundamento da unidade com as outras dioceses e com a Igreja universal. É obrigado pelo Código de Direito Canônico da Igreja a pedir renúncia ao completar 75 anos.

Arcebispo é o bispo de uma Arquidiocese, o titular da sede metropolitana, que é a diocese mais antiga de uma Província Eclesiástica, que é formada pelo conjunto de diversas dioceses. Ele é responsável pelo zelo da fé e da disciplina eclesiástica e pela presidência das reuniões dos bispos da Província. Mas não intervém diretamente na organização e na ação pastoral das demais dioceses (sufragâneas) da arquidiocese. O arcebispo usa nos limites de sua Província, durante as funções litúrgicas, como sinal de unidade de sua Província com a Igreja em todo o mundo, o pálio, que lhe é entregue pelo Papa, no dia da festa de S. Pedro e S. Paulo, 29 de junho: uma faixa branca decorada de cruzes pretas que cobre os ombros, confeccionada com a lã de um cordeiro.

Cardeais são geralmente bispos de importantes dioceses do mundo. Mas também padres ou diáconos podem ser cardeais. São escolhidos pessoalmente pelo Papa, como representantes da Igreja em todo o mundo, para formarem o Colégio dos Cardeais. São responsáveis pela assessoria direta ao Papa na solução das questões organizativas e econômicas da Santa Sé, na coordenação dos diversos Dicastérios (uma espécie de ministério do Vaticano) que compõem o serviço da Santa Sé em favor da comunhão em toda a Igreja e da justiça para com os pobres do mundo todo. São também os responsáveis pela eleição do novo Papa enquanto não completarem 80 anos.

A reunião dos Cardeais se chama Consistório e acontece quando o Papa a convoca.

Padre, Cônegos e Monsenhores.

Pelo sacramento da Ordem, não há nenhuma diferença entre padre, cônego ou monsenhor. Todos são ordenados, no segundo grau desse sacramento. Todos são presbíteros do Povo de Deus.

Hoje, os títulos de cônego e monsenhor são honorários e não indicam a posse de nenhum cargo ou posição na Igreja. Antes das reformas conciliares, eles formavam o cabido diocesano, para a função de conselheiros do bispo, o governo da diocese durante a vacância e o esplendor das funções litúrgicas na catedral. Hoje, o bispo conta com diversos Conselhos, que são formados por representantes de todo o clero e do laicato. Não contam os títulos, mas a disposição para o serviço comum e comunitário da evangelização. Hoje, cônego e monsenhor são títulos de homenagem e reconhecimento por serviços prestados à Igreja. Além disso, o título de monsenhor é também usado para o padre que foi eleito bispo. Enquanto ele não é ordenado bispo, é chamado de monsenhor.