sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dia da criança no Brasil - Mundo Criança, Planeta lixo

foto: BBC BRASIL

O Brasil comemora nesta data o Dia das crianças. Mas será que temos motivos suficiente para comemorar esta data? Não seria mais justo comemorar o dia da vergonha para com nossas crianças? Que tal que seu brinquedo nesse dia fosse um pouco de humildade e vergonha na cara?.

O país que aparece na mídia se gabando de sua performance econômica, se colocando como exemplo para o mundo e como uma potência que se consolida, é o mesmo que vive de propaganda enganosa e tentando esconder da maioria de sua população uma multidão de crianças famintas, sem tetos,sem futuro, sem escolas, sem creches, sem perspectiva de vida e dividindo nos lixões das grandes cidades espaço com animais em busca de comidas, tirando a dignidade do ser humano e dando-lhe uma procuração desanimadora de que ali é o seu lugar. O país que aprendeu a ser modelo para o mundo, ainda não aprendeu a cuidar decentemente de suas crianças.

A igualdade de direitos é mera especulação, a condição de cidadão de segunda em diante categoria, é uma realidade com passaporte carimbado sob a bonita frase positivista de Ordem e Progresso.O único carro que veem regularmente não é um brinquedo, mas carros trazendo lixos e se nas ruas,apenas carros de polícias mostrando toda a sua coragem e bravura em espantar os mesmos com seus Rambos, Van Dammes e outros heróis para esconder sua verdadeira face em uma veste oficializada.

O único voo que essas pessoas veem são os de pássaros em tom preto assim como sua situação.Sandálias diante da necessidade parecem luxo, suas vidas infelizmente lixo.O pão está mais para a droga do que para o trigo, a dignidade é algo que não se encontra no seu vocabulário e as políticas de proteção a criança não passam de pronunciamentos de nossas autoridades que deveriam trocar de lugar com essas pessoas.

Acho que não atentamos ainda para perceber que os adultos de hoje foram as crianças de ontem, e que as crianças de hoje serão os adultos do amanhã.Como podemos dar nossa parcela de contribuição para que no futuro nossas crianças sejam realmente herdeiras de uma nação e adultos comprometidos em erradicar essa pobreza que não é apenas financeira, mas precisamente uma constatação da nossa ausência e recuo enquanto cidadão e ser humano.Uma pobreza espiritual generalizada.

Como podemos cobrar atitudes de uma geração onde sua escola, parque de diversão e direito foi moldado dentro de um lixão e seu professor é a vida? Devemos perguntar nessa triste selva de pedra qual a nossa posição nesse contexto, eles vivem do lixo e no lixo, mas será que não somos a pior parte desse lixo deteriorados pela nossa própria podridão interior? Eles vivem nos sinais juntos a placas de pare, aguarde e siga em frente e nós, fechando os vidros dos carros e jogando moedas. Saiam do meio, é apenas mais um bandido em formação a frente. A vítima da sociedade ganha mais um nome. O causador, incentivador e omisso cidadão se ausenta e seu único olhar para trás se resume ao retrovisor do seu veículo, e não para repensar sua forma de agir.Não faz diferença, deixe como está, não vou mudar sozinho.

A mídia mostra sempre a animação e felicidade de crianças ganhando belos presentes, andando em shoppings como se aquela realidade fosse generalizada, não precisa nem demorar para se observar nas legendas a função do pai ou da mãe, quase sempre profissionais liberais que possuem um padrão de vida razoável e que naquele momento dar um presente ao seu filho, o que não significa felicidade real.Mas, não mostra a realidade de crianças moradoras de ruas e favelados que ainda nem sequer comeram durante o dia e  a única realidade que os esperam não passa de um lençol rasgado e sujo, papelão, noite fria e fome. Uma refeição já seria o seu presente. A luz no fim do túnel não passa do crack. 

O dia das crianças é uma festa do comércio e uma vergonha para a nossa sociedade. O Boa noite e ótimo dia das crianças e feriado não passa de um roteiro decorado para encerramento de telejornal.A realidade logo é suprida e a vida dos miseráveis voltará a ser comentado quando alguma autoridade ou emissora quiser ganhar bônus.Vamos aos nossos comerciais.

Valorizar nossas crianças, não é um favor, mas uma obrigatoriedade de toda uma sociedade. O dia das crianças não é apenas o dia 12 de outubro, mas diariamente. O nosso presente não deve vir em papel de embrulho, mas em atitudes expostas.

Que o dia 12 de outubro também seja o dia do jovem, do adulto e da melhor idade. Afinal em qualquer idade ainda temos um pouco de criança e isso é muito importante para nos tornarmos maiores e melhores para continuar.

Que cada um de vocês tenha a grandeza de uma criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário