segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PEC propõe fim de salário de vereadores. O que você acha?


Senador Cyro Miranda(PSDB-GO) 
foto reprodução


Um projeto ambicioso e polêmico foi apresentado pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO) nesta última semana. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) tem a intenção de extinguir nas cidades com menos de 50 mil habitantes o salário de vereadores. Se esse projeto vier a ser aprovado, atingirá quase 90% dos municípios brasileiros.

O parlamentar ainda disse que essa mudança tem que chegar a todos os níveis do Poder Legislativo e que também se torna necessário rever os valores recebidos nas Câmaras municipais acima de 50 mil habitantes e demais órgãos do legislativo em geral. O legislador ainda enfatizou que é difícil alterar a situação desses poderes nas cidades pequenas, imagine mudar tudo de uma só vez.

Miranda ainda destacou que a função de vereador não pode ser visto como uma carreira e sim com a prestação de serviço para a sociedade. Em contrapartida a UNV (União Nacional dos Vereadores) já planeja para o dia 29 em Brasília uma reunião com todas as entidades para formalizar qual a sua posição diante dessa PEC. 

Alguns políticos veem essa PEC como um ataque direto ao legislativo municipal e até mesmo à própria democracia. Para alguns vereadores, o processo político começa nas câmaras municipais, e acrescenta que essas câmaras municipais dentro desse processo político, são os que estão mais próximos do cidadão.

É claro que esse projeto ainda vai causar muito alvoroço e desde já a desconfiança em não aprovar é uma unanimidade, mas se lembrarmos do projeto da Ficha Limpa que também era motivo de desconfiança e hoje já é uma realidade sendo aperfeiçoada, podemos, quem sabe chegar a essa solução e assim conhecermos de fato quem são os homens bons que sempre ajudam a população e pousam de defensores.
Quanto à menção de que as câmaras municipais são as que estão mais próximas da população, não há nenhuma dúvida. Entretanto, essa proximidade não significa atender a sua real condição de representantes de nossa população. Está perto não é a mesma coisa de estar junto.

Quero ver esses santos homens, quando sentirem ao final do mês, ou melhor, no dia 20 de cada mês a ausência de dinheiro em suas carteiras. Deve ser interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário